Medicina Integrativa

Medicina integrativa promove bem-estar
físico e emocional da mulher

Dra. Luciana Regis – CRM-MG 35012

Ginecologista com Pós-graduação em Nutrologia e pós-graduação em Estudos do Envelhecimento e Prática Ortomolecular

A Medicina Integrativa não é uma especialidade, mas uma maneira de fazer medicina que busca tratar não somente a doença e seus sintomas, mas o paciente como um todo, buscando todas as possíveis causas para o aparecimento da enfermidade. A abordagem une às práticas convencionais as terapias complementares com eficácia científica comprovada. Assim, enfatiza a importância da relação médico-paciente e considera o indivíduo em tratamento o principal agente na busca de sua cura, saúde e bem-estar.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estar saudável é mais do que estar livre de doenças, é um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Fatores como estilo de vida, alimentação, atividade física, estresse, condições ambientais, mente, corpo e espírito, influenciam diretamente nesse estado. Por isso, a Medicina Integrativa é tão abrangente e com uma abordagem personalizada. Como diria o filósofo Hipócrates, prioriza o indivíduo que tem a doença e não a doença do indivíduo.

Para a mulher, com toda sua complexidade, a Medicina Integrativa pode ser uma aliada em todas as fases da vida. No campo ginecológico, o especialista adepto da prática vai avaliar o organismo feminino, as questões ginecológicas e todos os fatores que interferem em seu bem-estar. Quando necessário, além dos tratamentos convencionais, vai propor mudanças no estilo de vida, associação de terapias complementares e, muitas vezes, uma abordagem multidisciplinar.

A vida moderna exige da mulher desempenhar inúmeros papéis – mãe, esposa, profissional e dona de casa – e o tempo para cuidar de si mesma fica cada vez mais escasso. É importante sempre ter em mente que dedicar algum tempo para se cuidar deve ser uma atitude rotineira que trará ganhos tanto no lado físico quanto no emocional. A Medicina Integrativa representa uma abordagem que visa não só a cura, mas principalmente a prevenção de doenças, bem-estar e longevidade saudável.

agendamento de consulta